A – Mensagem de boas-vindas no WhatsApp para advogados
Independente da primeira mensagem recebida, as “boas-vindas” quebram o gelo e estabelecem um padrão de comunicação com o cliente.
Bom dia/tarde Sr. (a) _________ (nome da pessoa – ver ao visualizar o perfil), tudo bem?
Aqui é o ___________ (nome do advogado), serei o seu contato por aqui, seja bem-vindo (a)!
Antes de começarmos a analisar o seu caso, gostaria de pedir uma informação muito importante para analisarmos o resultado das nossas ações de marketing, posso contar contigo? Agradeço a gentileza! Obteve nosso contato através de divulgações em qual dos canais abaixo?
1 – Pesquisando no google sobre “advogado__________”.
2 – Pesquisando no google sobre “____________”.
3 – Pesquisando no google sobre “_____________”.
4 – Publicação no Facebook.
5 – Publicação no Instagram.
5 – Indicação de amigos.
6 – Outra opção? Qual:__________________________.
Muitíssimo obrigado pela resposta ?
B – Introdução ao assunto
Com exceção de clientes que acabam entrando em contato já informando o seu caso específico (sugiro neste caso informar que responderá em seguida a dúvida dele – ou seja, após a mensagem de boas-vindas), os demais costumam enviar apenas uma saudação padrão (Olá, bom dia, boa tarde etc.)
Ótimo __________ (nome da pessoa), agradeço sua confirmação.
Por favor nos relate por mensagem de texto ou áudio (como preferir), qual é o seu caso e como gostaria que lhe ajudássemos?
Agradeço a atenção, é fundamental entendermos bem o seu caso para lhe orientarmos corretamente.
C – Análise de potencial
A pergunta que deverá ser adaptada de acordo com o caso citado acima, o importante é que a resposta possibilite uma primeira impressão quanto ao perfil financeiro do cliente.
Entendido ___________ (nome da pessoa).
Qual é o valor aproximado que você espera obter com a ação?
Qual é o valor aproximado do patrimônio que defenderemos seus direitos?
D – Verificação de outro advogado
A resposta leva para dois caminhos distintos considerando a dificuldade de orientação ao cliente que já possua advogado atuante.
Certo__________ (nome da pessoa).
Já tem algum advogado cuidando do seu caso?
E – Resposta SIM – Caso ele já possua advogado.
Compreendo __________ (nome da pessoa).
Em função do código de ética da OAB e, principalmente, pelo respeito que nós do escritório _______________ temos pelos colegas de profissão, prestamos consultoria jurídica somente nos casos em que *não há um representante inicial* ou, caso o mesmo tenha revogado a procuração de direitos.
Evitamos orientações para processos com advogados atuantes justamente para preservar o seu direito e a forma como a ação foi concebida inicialmente. Alguns processos infelizmente levam mais tempo para serem resolvidos e acabam frustrando o cliente (sabemos bem como é), no entanto, para a maioria dos casos, a troca de advogado infelizmente não é a melhor solução para o problema.
Sugerimos que converse com o seu advogado (a) e solicite orientações sobre o seu caso, temos certeza de que pelo conhecimento na ação inicial ele (a) terá mais condições de tirar suas dúvidas ?
Combinados? Ficarei à disposição caso prefira retomar o assunto conosco.
Nome do escritório ou Advogado
Slogan – especialistas nas áreas trabalhistas, cível e empresarial.”
F – Resposta NÃO – Caso ele(a) NÃO possua um advogado.
Considerando ter feito o diagnóstico inicial com as perguntas acima, ficará a seu critério estabelecer um contato ou “dispensar” o cliente por incompatibilidade de perfil com o escritório.
Entendido ____________.
Para lhe orientarmos com mais propriedade sobre o caso, que dia e horário posso te ligar para conversarmos melhor sobre o assunto?
- Pode ser daqui x minutos?
- Amanhã no período da manhã – entre 9h e 12h?
- Depois de amanhã – horário comercial?
Considerações sobre o script sugerido:
Na primeira pergunta (A) as opções de resposta em forma de “lista numerada” auxiliam muito a obter a informação precisa por facilitar a confirmação do cliente – 1, 2, 3 ou…, é importante que insira as palavras-chave ou as ações de acordo com o que esteja ativo em seu planejamento de marketing digital para advogados, exemplo – se você está comprando palavras-chave no Google Ads, inclua as opções que o próprio google já ressaltou que são mais utilizadas pelas pessoas.
Na segunda pergunta (B), o objetivo é realizar uma “pré-análise” do caso e possibilitar uma primeira conexão com o problema que ele demanda solucionar. Demonstrar interesse na “dor” antes de avançar para os assuntos burocráticos, aumenta as chances de o cliente perceber que você está interessado em ajudá-lo e não apenas “lucrar” com o problema dele.
A terceira pergunta (C), chamamos de “divisor de águas” justamente por entrar no mérito financeiro da causa e possibilitar que você defina seu interesse na continuidade. Em alguns casos, dependendo da demanda transmitida na pergunta anterior (caso você perceba que o cliente demonstre um perfil mais reservado), sugerimos que você pule direto para a pergunta F – contato telefônico.
A quarta pergunta (D), demanda utilização com mais frequência do que se imagina. É muito comum através de ações digitais, despertarmos a curiosidade de clientes que já estão com processo ativo mas que não estão satisfeitos com o atendimento do advogado responsável, ou pelo tempo que o processo “se arrasta” no judiciário que é bastante comum no País com o maior número de litígios do Mundo. Em razão da dificuldade de substituir o advogado (salvo em casos que realmente valham a pena para o seu escritório – requer análise caso a caso), nos processos em que a causa não se mostra financeiramente justificável para enfrentar os obstáculos, sugerimos concentrar suas energias em casos que não há um advogado atuante.
Última pergunta (F), observe que a orientação acima se resume em 5 perguntas. Porquê? Primeiro para que você seja rápido em fazer o “diagnóstico inicial” (podendo inclusive ensinar os “macetes” para outras pessoas filtrarem os melhores casos e lhe transferirem), em segundo lugar para que você estabeleça uma conexão ágil por telefone fortalecendo seu interesse em solucionar o problema do cliente e, em terceiro lugar, porque o tempo é o nosso bem mais valioso, e quanto mais objetividade sem perder o profissionalismo você tiver, melhor será a eficiência de ambos – você e o cliente.